Feminino

flowerNunca entendi muito bem esse negócio de dia da mulher. Mulher não é minoria. Mulher não é frágil. Qual é a desse dia, meu Deus? Não que eu reclame. Ter um dia para ganhar flores, chocolates e parabéns das pessoas mais improváveis é muito bom.  Mas acho que começo a entender. O dia da mulher é, na verdade, o dia do Feminino. Um Feminino que anda meio torto, travestido, escondido, confundido com uma identificação equivocada com uma imagem de perfeição sufocante, superficial e surreal. O Feminino é mais.

Ser mulher não é ser mãe perfeita, amante incrível, profissional impecável, modelo de beleza, dona de casa irretocável, organizadora infalível, tudo ao mesmo tempo e todos os dias, mantendo os cabelos perfeitos e as unhas em dia. Ser mulher é compreender os meandros do Feminino. Eu ia dizer “dominar os meandros do Feminino”, mas nada combina menos com o Feminino do que a idéia de “domínio”. Compreender está mais no tom certo. Ser mulher é divulgar a importância e a beleza do Feminino.

O Feminino que acolhe mais e julga menos. O Feminino que embeleza e acalma, que limpa e transforma. O Feminino que cria e cuida. O Feminino que cura.

O Feminino não é exclusividade das mulheres. Existe Feminino em tudo e em todos, inclusive nos homens, ainda bem. Mas em nós, mulheres, ele se manifesta mais claramente, mais facilmente. Por isso, nós nos tornamos uma referência quando alguém busca aceitação, compreensão, acolhimento, harmonia e beleza, todos estes atributos femininos. E não são estes tempos bicudos em que todos parecem tão agressivos e isolados, em que tudo parece tão errado, em que o futuro parece tão sombrio, que precisamos tanto de beleza, aceitação, acolhimento?

Feliz dia da mulher, para todas nós, que ajudamos a manter o Feminino vivo em mulheres e homens no mundo todo. Que um dia o Feminino volte a ser sagrado, tal como o Masculino, para que a Vida se torne sagrada.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s